sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Não deixe de votar

Política é coisa séria, mesmo que hoje em dia nem todo mundo efetivamente leve a sério. Quanto a candidatos que estão aí pra fazer galhofa eu não me importo, agora se tem uma coisa que me irrita é ouvir alguém dizer: Eu tenho nojo de política, vou chegar lá e votar tudo nulo só porque votar é obrigatório!
.
Putz! Como é alguém consegue pensar assim! Acho incrível porque todo mundo reclama que o país vai mal, que o Estado vai mal, que o município vai mal. Reclamam que os políticos não fazem nada e que nunca a situação vai mudar. Reclamam do descaso com a infra-estrutura, dos ônibus lotados, da falta de segurança, que a educação vai mal, que a pobreza aumenta... Enfim, reclamam de tudo e no fim cruzam os braços, ou melhor, apontam o dedinho indicador pro botão zero ou qualquer outro que não corresponda a nenhum candidato e depois confirmam.
.
Pronto! Anularam a oportunidade de se manifestar, de fazer a diferença, de participar. Hoje em dia todos criticam o que foi a ditadura para o Brasil, em que o povo não tinha vez, nem voz. Ao povo era PROIBIDO participar. Hoje em dia nós temos o DIREITO de participar e muitos ainda se omitem a esse direito. A lei teve que nos obrigar a votar, porque se a votação fosse apenas facultativa os votos talvez fossem insuficientes para ser a representação da vontade do povo. Reflexo da nossa ignorância e despolitização. Eu falo "nossa" por que me incluo na sociedade como um todo. Acredito, contudo, que se eu não manifesto sua opinião não posso reclamar.
.
Se eu chego eu uma casa na qual eu nunca participei, nunca contribui com conselhos construtivos, mesmo que o dono da casa tenha pedido minha opinião, como posso reclamar que ele não está organizando bem sua própria casa. Como posso reclamar dos políticos se eu simplesmente me omito em relação a eles, se lavo as minhas mãos como se suas decisões não interferissem na minha vida e da minha comunidade?
.
Enfim... o voto é importante, a política é importante, a consciência é importante! As eleições para prefeito e vereador vem aí, portanto NÃO DEIXEM DE VOTAR!!!!
.
Obrigada pela atenção.
Tenho dito
...

Um comentário:

Deftones disse...

É verdade, a distância que se o indivíduo pensa ter da política têm é algo grave, muito grave... Reflexo dessa era neoliberal, dessa era individualista e conservadora, na qual votar é um fardo, e não um direito... Deprimente.