"A campanha eleitoral sempre tirou algum entusiasmo às festas, ou antes, deu-lhes um caráter variado, porque exercer o direito de voto, também é celebrar a emancipação política."
RUI BARBOSA
...
"O direito eleitoral merece mais atenção dos estudiosos do direito, pois seu objeto são as regras jurídicas que regem a democracia e a cidadania, o que, por si só, demonstra sua importância na vida de todos nós."
OMAR CHAMON (juiz federal)
...
3 comentários:
Essa frase de Rui Barbosa é muito salutar, porque, mesmo para muitas pessoas que consideram a política importante, geralmente a campanha eleitoral é algo menor, é "poluição visual", é "interferir no direito alheio"... Claro que é preciso bom senso para fazer campanha, mas acho que a época em que o processo eleitoral está correndo, deve-se mesmo fazer todo tipo de propaganda, afinal, é o futuro que se está discutindo e decidindo, são os problemas da cidade que são trazidos à tona, são as idéias propostas que estão se propagando... Leio muitos panfletos, adoro ler panfletos, mesmo que a maioria não saia de tergiversações dentro do triunvirato educação-saúde-segurança, mas acho muito positivo, e muito bonito.
Sou contra qualquer medida de restrição à campanha eleitoral, seja nas ruas ou na Internet. Como diz esse grande brasileiro, trata-se, acima de tudo, de uma celebração.
Quanto à citação do O. Chamon, sou mais criterioso, embora não seja um estudioso de Leis, como você, Thuanny, Democracia pra mim é um modelo político que nasce hoje mas pode morrer amanhã, e é natural que se busque ver a questão (principalmente na área jurídica) como estática e imutável... Ainda não entendi bem isso... Mas, claro, o cerne da mensagem dele é a atenção dispensada ao Direito Eleitoral - sem dúvida, muito importante...
Bom ver que este blog anda cumprindo seu dever cívico, heheheheh... Saudações!
Perdoe o comentário gigantesco aí, e também foi mal por ter economizado nos pontos finais... É isso.
kkkkkkkkk
Sem problemas Leon, seus comentarios são sempre muito bem-vindos, sejam eles extensos ou concisos.
Achei importante falar sobre o tema porque política não é amenidade e aki não pretendo também falar somente sobre amenidades, apesar do título do blog. Nem sempre tive essa concepção da política, já preferi olhá-la de fora, como se fosse alheia a mim. Hoje em dia, quando percebi que a política nos cerca independentemente de gostarmos dela ou não, vi que é melhor adotar uma visão crítica pra não ficar na ignorância da despolitização. Leio panfletos, vejo propanda eleitoral, vou pra comícios. Acredito que não dá pra se omitir.
...
Postar um comentário