sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dia do surdo

É isso aí, hoje é o dia do surdo.
Um dia de vencedores e vencidos.
Vencedores, porque superam a deficiência em todos os aspectos possíveis: estudam, ensinam, são ativos na sociedade, lutam pelos seus direitos.
E vencidos, porque o conhecimento sobre a linguagem dos sinais - as libras - ainda é muito restrito e com isso se restringe o acesso dos surdos a muitas coisas.
Enfim... eles sofrem o que sofre a maioria dos deficientes físicos no Brasil, a falta de políticas de acessibilidade e integração. E, de quebra, ainda são vítimas de preconceito ou penalização pela sociedade.
Queria deixar registrado aqui os PARABÉNS a todos os surdo que comemoram seu dia hoje, não com festa, mas com um alerta à sociedade para que se habitue a recebê-los.
P.S.: Um dia ainda realizo o sonho de aprender libras =)

2 comentários:

Deftones disse...

Deve ser complicado mesmo... Dou aulas de Geografia e tive dois alunos surdos-mudos no primeiro semestre, eu não cria ter o preparo recomendado, mas eles estavam bem adequados à situação, e a turma, embora fosse toda composta por alunos sem deficiências físicas, não demonstrava agir de forma estranha com ele.

Pude aprender bastante, sobretudo porque tive pouco contato com surdos... Mas foi uma boa experiência.

Subscrevo tudo o que escreveste aí, e também desejo parabéns a todos eles!

Deftones disse...

Ah, vim aqui te desejar meus parabéns... Soube que hoje era seu aniversário né... Espero que tenha aproveitado seu dia.. é merecido, não é? Eu que já lhe devo ter oferecido tantos parabéns pelas suas firmezas de opiniões aqui no blog, hoje venho oferecer novamente, desta vez como homenagem!

Sucesso nessa estrada longa e tortuosa da vida, para alguns colorida e convidativa, para outros trêmula e cansativa, são engraçadas essas dualidades né... Interessante demais!

Beijo fraterno, feliz aniversário!