
Não que ela não seja uma coisa boa, longe de mim dizer uma atrocidade dessas. Mas o acesso aos meios de comunicação digital tem sofrido o mal que sofrem todos os fatos que se "democratizam" demais: acabam virando bagunça. Daí a infinidade de sites inúteis, gente que não tem um computador em casa mas tem um orkut que acessa religiosamente todo dia, trabalhos acadêmicos que são feitos meia hora antes do aluno ir pra aula na base do bom e velho ctrl C + ctrl V...
As lan houses viraram comércio lucrativo e a fórmula na maioria das vezes é bem simples: um espaço, que não precisa ser grande, ou conservado, ou refrigerado; alguns computadores, que também dispensam grandes modernidades; e alguém disposto a ficar um tempão lá controlando a clientela, que não precisa ser também uma pessoa entendida de computadores.
Não quero dizer também que só as classes mais elevadas deveriam ter o privilégio de desfrutar dos benéficios da interconecção da rede mundial, se o povo quer internet, dai-lhe a bendita. Mas dai-lhe também cursos de informática, cursos sobre computadores (montagem, manutenção, etc.) e o mínimo de educação para discernir sobre a melhor forma de utilizá-los.
Com isso, depois das utilidades e do aprendizado, não há que se pensar duas vezes em dar uma olhadinha em futilidades do orkut e amenidaes em geral =)
2 comentários:
Acho que o primeiro passo do acesso à Internet é a sociabilização. Existe orkut, msn e outros meios pra isso... A Internet, nesse ponto, serve para reduzir a distância entre as pessoas. Há coisa de cinco, seis anos, quando ter internet era coisa restrita a, no máximo, uma pequena parte da classe média (além da classe alta), muito do que se via na Internet era bobagem. A internet era uma novidade, ainda. Em 1999 usar batepapo do UOL era algo bem pomposo, era o supra-sumo dos bem-aventurados que tinham acesso àquilo. Hoje, quem entrava em batepapos naquela época compreende muito melhor a importância da web como recurso para outras coisas.
Portanto, acho que muitas vezes, aqueles que usam internet há anos exigem muito de quem não teve o mesmo tempo pra assimilar as possibilidades desse novo mundo. Lógico que não me agrada nem um pouco ver a net recheada de futilidades, mas acho que aqueles que só agora a estão conhecendo também merecem tempo para saber o potencial que o virtual lhes oferece.
De qualquer modo, a questão que você levanta tem procedência sim, e exige muito mais atenção. Mas é, grosso modo, nesses termos que vejo a coisa.
Sem mais, portanto, saudações ;)
Olá Thuanny, li hoje seu post sobre inclusão digital e coincidentemente também uma notícia sobre cursos básicos gratuitos sobre o assunto. Uma ótima iniciativa porém uma pena é que li a notícia pela internet, onde acredito que quem esteja precisando não tenha acesso.
Mas fica a dica, pra quem puder divulgar...
http://www.workinformatica.com/noticias/dia_de_mais_conhecimento_e_oferecido_novamente_pela_work_informatica/9/
Parabéns pelo blog
Postar um comentário